logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
19 Abril 2024

Modelos usados na simulação interactiva

| Imprimir |

O processo de absorção pode ser efectuado numa coluna de enchimento ou numa coluna de pratos. Nesta secção são apresentados os modelos usados no seu dimensionamento. Enquanto no primeiro caso o dimensionamento é baseado na velocidade de transferência de massa (Formula) e no “contacto diferencial” (contínuo) entre fases, no segundo o equipamento de separação está dividido em andares nos quais se pressupõe que se atingiu o equilíbrio ente as fases, resultando, no entanto, num contacto descontínuo (andar a andar).

No simulador apresentado neste portal referente às colunas de enchimento é usado o modelo mais geral (misturas concentradas) que é, contudo, mais complexo. Por isso, na secção seguinte é descrito em pormenor a metodologia a seguir no projecto de uma coluna de enchimento pelo método rigoroso. No final da secção apresentam-se também alguns métodos aproximados que são aplicáveis a misturas diluídas e que, dada a sua simplicidade, não necessitam de um simulador computacional. O método simplificado baseia-se na definição de Número de Unidades de Transferência (NTU) e Altura de uma Unidade de Transferência (HTU) embora há alguns anos atrás o método baseado na Altura de Enchimento Equivalente a um prato teórico (HETP) tivesse sido popular. Assim, a altura total de enchimento necessário a uma determinada separação seria: HETP × nº andares ideais. Embora sejam conhecidas algumas correlações empíricas para HETP (funções complexas das condições operatórias, das propriedades físicas e dos caudais dos fluidos, e das características do enchimento) a principal limitação desta metodologia reside no fracasso em descrever as diferenças de desempenho entre as colunas de pratos e enchimento.

Idêntica apresentação de conteúdos é seguida na secção referente ao dimensionamento de colunas de pratos, começando com o caso de misturas concentradas com a construção de andares pelo método de McCabe-Thiele, também descrito na secção de “Fundamentos” de Destilação, apresentando-se depois o método simplificado de Kremser, válido para misturas diluídas.

Coluna de enchimento
Coluna de pratos

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario