logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
19 Março 2024
Início > Processos Químicos > Separações e Operações Unitárias

Separações e Operações Unitárias

| Imprimir |

Nesta secção abordar-se-ão as etapas do Processo Químico relacionadas com o tratamento das correntes do Processo (por exemplo as correntes de alimentação da etapa de reacção, as correntes dos produtos da reacção e as correntes efluentes).

As Operações/Processos de Separação abordados nesta secção do portal estão agrupados como se segue:

            - Operações com Transferência de Massa

            - Operações com Transferência de Calor

            - Operações com Partículas Sólidas

Para além dos Processos propriamente ditos, esta área do portal inclui ainda duas páginas de fundamentos nos campos da Termodinâmica do Equilíbrio de Fases (líquido/vapor e líquido/líquido) e dos Mecanismos de Transferência (calor e massa), dado que as Operações Unitárias não são mais do que aplicações destes princípios (Equilíbrio e Transferência). Na página de Introdução desenvolvem-se um pouco mais estes conceitos.

Os Processos de Separação para as quais existem simuladores disponíveis no portal são as seguintes: Destilação; Extracção; Absorção; Adsorção e Cristalização e ainda as Processos de Separação por Membranas e Cromatografia, na secção de Processos Biológicos. Em cada aplicação são realçados os mecanismos subjacentes, assim como aspectos comuns ao projecto das diferentes operações.

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario