logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
29 Março 2024

Simulação Interactiva

| Imprimir |

O simulador Adsorção efectua cálculos de simulação/projecto relacionados com o equilíbrio de adsorção e/ou cinética de adsorção.  

O utilizador começa por poder fazer o estudo do equilíbrio de adsorção em que dispõe das seguintes opções: i) inserir os dados experimentais e ajustar a uma dada isotérmica à sua escolha ou à isotérmica que apresentar o melhor ajuste; ii) seleccionar a isotérmica e inserir os valores dos seus parâmetros. No simulador há 4 isotérmicas seleccionáveis: Langmuir; Freundlich; Toth e Nitta (ver Adsorção/Fundamentos). Após o estudo do equilíbrio de adsorção, o utilizador deve optar se pretende ou não continuar para o estudo da cinética de adsorção.

Na cinética de adsorção, o utilizador tem a possibilidade de estudar a dinâmica do processo de adsorção e a influência de variáveis operatórias relevantes nas condições de funcionamento do adsorvedor. Os tipos de adsorvedor disponíveis no simulador Adsorção são: descontínuo (“Batch”), contínuos do tipo CSTR e de leito fixo. De seguida estão algumas das considerações a ter em conta no estudo da cinética de adsorção:    

- Existe apenas um soluto dissolvido no fluido de transporte (fase móvel);

- No CSTR e no de leito fixo, estes adsorvedores têm apenas uma corrente de entrada e saída;

- O adsorvedor Batch apenas é carregado e descarregado no início e no fim da operação.

Além do tipo de adsorvedor, podem ser seleccionados os modelos matemáticos a usar para descrever o comportamento do sistema em estudo. Para os casos dos adsorvedores Batch e CSTR opta-se pelos modelos de resistência no filme ou resistência nas partículas. Para o leito fixo, o modelo disponível é do tipo “pistão difusional” que inclui resistência à transferência de massa no filme e nas partículas. Na secção de modelos usados na simulação interactiva encontram-se descritos os modelos, respectivas equações e considerações para os diferentes tipos de adsorvedores disponíveis no simulador Adsorção.

Escolhido o tipo de adsorvedor e o modelo a usar, o utilizador opta no fim pelo parâmetro a estudar e insere o conjunto de dados de input necessários para a simulação da situação em concreto que pretende estudar.

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario