logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
26 Abril 2024
Início > Ensino Secundário

Boas Vindas

| Imprimir |

O Portal dos Laboratórios Virtuais de Processos Químicos é um portal direccionado para o ensino dos Processos Químicos, área onde, por excelência, os Engenheiros Químicos exercem a sua profissão.

A motivação para a construção deste portal teve a ver com a convicção de que a web oferece muitas potencialidades para apoio ao ensino. Assim, ao mesmo tempo que preparávamos um portal para o ensino dos futuros Engenheiros Químicos, pareceu-nos que poderíamos tirar partido de algumas das ferramentas desenvolvidas para mostrar aos alunos do Ensino Secundário que os conhecimentos de Física e de Química, que eles adquirem nesse nível de ensino, podem ter aplicação directa na resolução de problemas de engenharia, nomeadamente no campo dos Processos Químicos.

Foi assim que nasceu no Portal dos Laboratórios Virtuais de Processos Químicos uma secção dedicada, exclusivamente, a Alunos e também a Professores do Ensino Secundário.

Por outro lado, na parte pública do portal (livre acesso), existem diversos campos que permitem perceber melhor como nasceu a Engenharia Química, o que é e para que serve, quais os novos campos de desenvolvimento, e ainda ter uma visão geral do que é, por esse mundo fora, a formação nesta área do saber. A partir dessas secções é possível aceder a muitos links interessantes de explorar. Essas páginas do portal merecem uma visita daqueles que encaram a possibilidade de um dia virem a ser Engenheiros. De facto, a Engenharia Química está muito mais presente no nosso quotidiano do que se imagina. O bem-estar e o desenvolvimento económico e social contam com os Produtos da Engenharia Química.

Na zona do portal “Ensino Secundário” é possível encontrar uma secção dedicada à Física e outra à Química. Todos os assuntos aí tratados são sempre abordados numa perspectiva de Engenharia e, portanto, da ligação entre conceitos básicos e aplicações.

Ao nível da Física abordam-se as questões da Energia e da Transferência de Calor. No que se refere à Química fala-se da Termodinâmica Química e da descrição dos Estados Gasoso e Líquido, passando-se depois à aplicação destes conceitos ao nível dos Processos de Separação e da Reacção Química. Nalguns dos módulos foram desenvolvidos alguns Casos de Estudo e Aplicações Computacionais que ilustram as matérias aí tratadas. O utilizador é também convidado a visitar outras zonas do portal, nomeadamente as páginas de Processos Químicos e de Laboratórios Virtuais (mediante registo prévio), onde poderá desenvolver e aprofundar alguns dos conhecimentos abordados nesta secção, nomeadamente recorrendo aos simuladores existentes nessas outras áreas e também à visualização de experiências laboratoriais disponíveis na secção de Laboratórios Virtuais.

Bem-vindo ao Portal dos Laboratórios Virtuais de Processos Químicos. Explora-o, diverte-te e aprende. Descobre porque é que

 

A Engenharia Química põe as Moléculas a trabalhar para nós

 

A Equipa do Portal

 

Outros links

“O Mocho”

“Molecularium”

“Virtlab”

“Getting Started with Chemistry”

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario