logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
23 Abril 2024
Início > Ensino Secundário > Química > Processos de Separação

Processos de Separação

| Imprimir |

Os Processos de Separação são uma etapa essencial nos processos industriais relacionados com a indústria química e afins. De facto, encontramos unidades de separação nas indústrias petroquímicas tradicionais, mas também nas indústrias farmacêutica, alimentar, cosmética, cerâmica e da pasta e papel, bem como nas indústrias ligadas à reciclagem, entre outras.

Ao nível industrial os Processos de Separação surgem na etapa de purificação das matérias primas que entram no processo, na separação dos produtos da reacção (dado que por vezes o produto principal que se pretende produzir surge misturado com outros sub-produtos ou também com alguns vestígios de reagentes que não reagiram totalmente) e também nos sistemas de tratamento dos efluentes industriais. Também as unidades de tratamento de efluentes urbanos envolvem processos de separação e, até nas nossas casas recorremos frequentemente a processos de separação (por exemplo quando purificamos a água da torneira, ou quando preparamos um café ou um sumo). Nos Processos Biológicos, desde os associados à medicina, como a diálise ou os relacionados com as análises clínicas aos da produção de produtos de base biológica, os processos de separação são também etapas importantes dessas unidades. Pode por isso dizer-se que os Processos de Separação estão intensa e continuadamente presentes no nosso quotidiano.

Quando se estudam os Processos de Separação ao nível da Engenharia, ou seja, do projecto das unidades onde eles ocorrem, concluímos que existem sempre mecanismos físico/químicos subjacentes a esses processos.

Aliás, a noção de Processo de Separação/Operação Unitária, a qual está intimamente ligada aos primórdios da Engenharia Química, tendo sido introduzida por A. D. Little em 1915 (História da Engenharia Química), relaciona Operação Unitária (Processo de Separação) com os mecanismos físico/químicos em que se baseia a separação e que, como tal, estão na base da construção dos modelos que nos permitem fazer o projecto e o dimensionamento dessas unidades.

Assim, é importante perceber a ligação entre conceitos básicos de Física e de Química e os próprios Processos de Separação em si.

Neste portal e concretamente na zona do Ensino Secundário, decidiu-se dedicar uma secção aos Processos de Separação, na qual se escolheu, a título de exemplo, abordar conceitos básicos da separação por Destilação, a qual se baseia no facto de diferentes compostos da mistura a separar terem volatilidades diferentes.

Na secção de Processos Químicos do portal (Separações e Operações Unitárias e Processos Biológicos/Processos de Separação) existem conteúdos relacionados com outros Processos de Separação, utilizados quer a nível industrial quer laboratorial.

Refinaria da Valero em McKee, EUA.
Figura 01:
Refinaria da Valero em McKee, EUA.

 

Colunas de destilação.
Figura 02: Colunas de destilação.

 

Tanque de sedimentação numa unidade de tratamento de água.
Figura 03: Tanque de sedimentação numa unidade de tratamento de água.
Fonte: Wikipedia

 

Tanque de tratamento de efluentes (ETAR).
Figura 04: Tanque de tratamento de efluentes (ETAR).
Fonte: Wikipedia

 

Torres de Arrefecimento.
Figura 05: Torres de Arrefecimento.
Fonte: Wikipedia

 

Sistema de Nanofiltração para recuperação de águas residuais (NFS-80 CASTion).
Figura 06: Sistema de Nanofiltração para recuperação de águas residuais (NFS-80 CASTion).

 

Célula de Electrodiálise (utiliza-se na desionização de soluções aquosas, no tratamento de efluentes de unidades de anodização, na dessalinização da água do mar e produção de sal, etc).
Célula de Electrodiálise (utiliza-se na desionização de soluções aquosas, no tratamento de efluentes de unidades de anodização, na dessalinização da água do mar e produção de sal, etc). Fonte: Wikipedia

 

Aparelho de hemodiálise.
Figura 08: Aparelho de hemodiálise.
Fonte: Wikipedia

 

Centrífuga analítica laboratorial (análises clínicas).
Figura 09: Centrífuga analítica laboratorial
(análises clínicas). Fonte: Wikipedia

 

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario