logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
19 Março 2024
Início > Laboratórios Virtuais

Laboratórios Virtuais

| Imprimir |

Esta secção pretende ser uma secção independente do resto do portal, com ligação às áreas relevantes do portal, como sejam a reacção química, separação e operações unitárias, processos biológicos e controlo de processos. Tem o objectivo de ilustrar diferentes aproximações para simplificar a aprendizagem e o ensino de processos laboratoriais de Engenharia Química.

Nesta secção estão incluídas quatro experiências laboratoriais: Determinação da Constante Cinética e Energia de Activação para a reacção homogénea em fase líquida do Acetato de Etilo com o Hidróxido de Sódio; Caracterização do Escoamento num Reactor Tubular com Enchimento de Esferas de Vidro; Estudo da Inversão da Sacarose e Estudo de uma Resina de Permuta Catiónica. Juntamente com a descrição de cada experiência, teoria e modo de proceder, é também disponibilizado um vídeo onde se apresentam as peças de equipamento usadas na experiência, assim como os passos principais da execução experimental. São também apresentados alguns resultados experimentais assim como o seu tratamento numérico. Também se fornece o modelo de um relatório resumo para cada experiência.

Na secção de controlo de processos, os alunos podem operar remotamente uma experiência de controlo por realimentação do nível de líquido numa cascata de dois tanques, cuja instalação experimental se encontra no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A interface do programa de controlo é acedida através da Internet, usando um web browser. O objectivo essencial é a familiarização com os conceitos básicos do controlo PID.

Poderá igualmente aceder a outras experiências em laboratórios remotos e virtuais através da plataforma pt.lab2go desenvolvida no âmbito do projecto Experiment@ Portugal.

 

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario