logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
24 Abril 2024
Início > Notícias > Sessão para o Ensino Secundário

Sessão para o Ensino Secundário

| Imprimir |

Um grupo de investigadores dos Departamentos de Engenharia Química da FCTUC e da FEUP e a empresa MediaPrimer têm vindo a desenvolver, desde há cerca de 2 anos e com o apoio financeiro do POSC, um portal destinado ao ensino dos Processos Químicos. Este Portal chama-se “Laboratórios Virtuais de Processos Químicos” (labvirtual.eq.uc.pt).

Desde o início, foi objectivo da equipa de desenvolvimento que o portal, para além de servir o ensino de alunos de Engenharia, em particular de Engenharia Química, constituísse também uma plataforma para divulgação do que é a Engenharia Química: a sua história, a sua evolução, novas áreas de actuação, o que faz o Engenheiro Químico, etc.

Neste âmbito, e como encaramos com preocupação o afastamento dos jovens das áreas de engenharia, assumimos que, tirando partido da facilidade que os jovens de hoje têm na utilização das ferramentas informáticas, poderíamos também ter no portal funcionalidades que fossem interessantes para esse público.

Nasceu assim no portal dos “Laboratórios Virtuais de Processos Químicos” uma secção dedicada exclusivamente ao público dos jovens de Ensino Secundário e aos seus Professores. Nesta secção existem conteúdos e até algumas aplicações computacionais preparadas tendo em atenção o programa de Física e Química do Ensino Secundário, com relação directa com os Processos Químicos e a Engenharia Química. Pretendemos, deste modo, mostrar como os conhecimentos de ciências básicas com que os alunos são confrontados no Ensino Secundário podem ter aplicação directa em Engenharia.

São estas funcionalidades do portal que serão apresentadas e colocadas à disposição dos professores, na sessão cujo programa se apresenta.

Programa

14h
Recepção dos participantes e distribuição de documentação.

14h 30
Boas vindas
        António Portugal – Presidente da Comissão Executiva do DEQ
        Maria Helena Gil – Presidente da Comissão Científica do DEQ
Apresentação geral do portal LABVIRTUAL
        Maria da Graça Rasteiro – Professora do DEQ da FCTUC
Breve apresentação das páginas para o Ensino Secundário
        Maria da Graça Rasteiro – Professora do DEQ da FCTUC
A Física
        Energia, calor e modos de transferência de calor
            Maria da Graça Carvalho – Professora do DEQ da FCTUC
A Química
        Termodinâmica Química (o estado gasoso e o estado líquido)
            Abel Ferreira – Professor do DEQ da FCTUC
Processos de separação
        Maria da Graça Rasteiro – Professora do DEQ da FCTUC
Cinética Química
        Cristina Gaudêncio – Professora do DEQ da FCTUC
Debate

16h
Sessão prática
A sala estará equipada com computadores por forma a ser possível aos participantes, apoiados por professores do DEQ, testar as aplicações do portal. 

Para mais informações contacte Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario