logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
18 Abril 2024
Início > Processos Químicos > Reacção Química > Reactores Catalíticos de Leito Fixo > Metodologias e Estratégias > competição entre difusão interna, convecção interna e reacção química

Competição entre Difusão Interna, Convecção Interna e Reacção Química

| Imprimir |

Para além da difusão e da reacção química, também a influência da convecção intraparticular pode ser avaliada ao nível das partículas de catalisador, e consequentemente ao nível dos reactores catalíticos. O utilizador pode avaliar por simulação a competição entre difusão interna, convecção interna e reacção química apenas para o caso de placa plana, onde ocorre uma reacção do tipo A→B, com uma cinética r=kCA, em condições isotérmicas. Neste caso, o balanço mássico parcial ao reagente A dá origem à equação adimensional do modelo, eq.(9), com as condições fronteira, eq.(10), e cuja resolução permite determinar o perfil de concentração normalizada no interior da partícula de catalisador, yp=f(xp).

Formula
(9)
Formula
Formula
(10)

Neste caso, para além do parâmetro adimensional anteriormente definido (módulo de Thiele), eq.(1), surge um parâmetro adicional frequentemente designado de número de Peclet mássico intraparticular, λm, definido pela eq.(11) e que traduz a competição entre o transporte convectivo e o transporte de massa por difusão.

Formula
(11)

onde v0 é a velocidade intraparticular, Rp a semi-espessura da placa plana e De a difusividade efectiva.

Nas condições referidas acima, a eq.(9) tem solução analítica, resultando a eq.(12), a qual permite conhecer o perfil de concentração normalizada no interior das partículas, yp. Os parâmetros α1 e α2 são calculados de acordo com a eq. (13).

Formula
(12)
Formula
(13)

Nestas circunstâncias, o factor de eficiência que tem em conta a difusão e a convecção intraparticular, ηdc, tem também solução analítica e pode ser calculado pela eq. (14).

Formula
(14)

Recorde-se que quando apenas é tida em consideração a difusão intraparticular, e para a placa plana, na Tabela 2 foi indicada a equação do factor de eficiência:

Formula
(15)

A razão ηdc/ η permite inferir se o fenómeno convectivo é ou não significativo no comportamento global da partícula de catalisador.

Em termos de estudos de simulação, o utilizador pode neste caso obter os perfis de concentração normalizados para um determinado conjunto de parâmetros característicos do sistema: Rp, De, k e v0, Fig. 6, bem como relacionar os parâmetros adimensionais Φ, λm com o factor de eficiência, agora referido ηdc, em representações 3D, Fig. 7(a), ou bidimensionais, Fig.7(b). Na Figura 8 indica-se o mesmo tipo de representação da Figura 7, mas agora em termos de razão ηdc/η. Nestas figuras está em evidência que a importância da convecção aumenta à medida que λm aumenta, mas sobretudo nas condições de regime intermédio. Deve notar-se também que o perfil de concentração no interior do catalisador com geometria de placa plana, ao contrário do que acontecia no caso de se contabilizar apenas a difusão, Fig.1, tem agora características assimétricas, as quais resultam da contribuição unidireccional do fluxo convectivo (neste caso, da esquerda para a direita). 

Perfil de concentração normalizada no interior da partícula de catalisador, para um determinado conjunto de parâmetros característicos do sistema
Figura 6 – Perfil de concentração normalizada no interior da partícula de catalisador com convecção intraparticular.

Relação entre factor de eficiência, ηdc, módulo de Thiele, Φ , e Peclet intraparticular, λm para um determinado conjunto de parâmetros (a) – representação 3D; (b)- representação 2D
Figura 7 – Relação entre factor de eficiência, ηdc, módulo de Thiele, Φ , e Peclet intraparticular, λm (a) – representação 3D; (b)- representação 2D.

Relação entre ηdc/ η, módulo de Thiele, Φ, e Peclet intraparticular, λm para um determinado conjunto de parâmetros (a) – representação 3D; (b)- representação 2D
Figura 8 – Relação entre ηdc/ η, módulo de Thiele, Φ, e Peclet intraparticular, λm (a) – representação 3D; (b)- representação 2D.

À semelhança dos casos anteriores, também neste âmbito o utilizador pode estudar a influência de cada um dos parâmetros:
- módulo de Thiele, Φ ;
- dimensão característica da partícula, Rp;
- difusividade efectiva, De;
- constante da velocidade de reacção, k;
- número de Peclet mássico intraparticular, λm;
- velocidade intraparticular, v0;

As representações gráficas são análogas às indicadas nas Fig.6-8, mas agora para 3 condições operatórias distintas e escolhidas pelo utilizador, de modo a estudar a influência de cada um dos parâmetros referidos acima.

Perfis de concentração normalizada no interior da partícula de catalisador, para três valores de velocidade intraparticular, v0
Figura 9 – Perfis de concentração normalizada no interior da partícula de catalisador, para três valores de velocidade intraparticular, v0.

Estudo da influência da velocidade intraparticular na localização das condições operatórias, numa representação (a) 3D; (b) 2D
Figura 10 – Estudo da influência da velocidade intraparticular na localização das condições operatórias, numa representação (a) 3D; (b) 2D.

Estudo da influência da velocidade intraparticular, na razão entre os factores de eficiência ηdc/ η, numa representação (a)- 3D; (b)- 2D
Figura 11– Estudo da influência da velocidade intraparticular, na razão entre os factores de eficiência ηdc/ η, numa representação (a)- 3D; (b)- 2D.


Notação

Bim- Número de Biot mássico no filme
CA - Concentração de A [mol.m-3]
Da - Número de Damkhöler
De- Difusividade efectiva [m2.s-1]
k- Constante de velocidade de reacção [s-1]
kf- Coeficiente de transferência de massa no filme [m.s-1]
r - Velocidade da reacção química [mol.m-3s-1]
Rp- Dimensão característica da partícula [m]
s- Parâmetro característico da geometria da partícula de catalisador
T - Temperatura [K]
v0- Velocidade intraparticular [m.s-1]
yp - Concentração normalizada
xp - Coordenada espacial da partícula normalizada

Φ - Módulo de Thiele
λm - Nº de de Peclet mássico intraparticular
η - factor de eficiência
ηdc - factor de eficiência que tem em conta a difusão e a convecção intraparticular

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario