logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
28 Março 2024
Início > Fóruns > Pedro, Lisboa

Fóruns

Pedro, Lisboa

Equipa do Portal Virtual de Engenharia Química, 

Estou, neste momento, a pensar muito na minha futura carreira e ouvi falar da Engenharia Química e gostei do que ouvi sobre esta área. Por este motivo fui pesquisar na Internet até encontrar o vosso site. Ao ver o vosso site fiquei ainda mais interessado e gostaria de saber se me poderiam dar algumas informações tais como a média necessária para entrar no curso, futuros empregos (o nome da profissão e não da área e incluindo possibilidades em relação a mestrados/doutoramentos/pós-graduações), saídas em termos de emprego (por favor, se fosse possível, mais detalhes em relação à área genética).

 

Olá Pedro,

Gostámos de saber do teu interesse na Engenharia Química. Trata-se de facto de uma área de saber muito aliciante e que permite enveradar posteriormente por muitas vias diferentes a nível profissional. Os profissionais de Engenharia Química chamam-se Engenheiros Químicos e os 100 anos do nascimento da profissão de engenheiro Químico (reconhecida como tal) comemoraram-se em 2008 (alíás com um grande congresso de mais de 5000 pessoas em Filadélfia nos EUA).

Eu estou a falar-te da Universidade de Coimbra e ao longo dos anos que levamos a formar Engenheiros Químicos temos profissionais a trabalhar em áreas tão diferentes como: Ambiente, plásticos, indústria alimentar, cimentos, textil, indústrias farmacêuticas, empresas ligadas à metrologia (para área da saúde. análises clínicas, ambiente, indústria, etc), informática, entre muitas, para além claro da investigação. Aí as possibilidades são ainda muito maiores com o desenvolvimento de novos produtos ligados à saúde, novos materiais, energia, etc.

Nos últimos anos a nota miníma de entrada em EQ não tem sido muito elevado (entre 12 e 13 numa escala de 0 a 20 nas diversas escolas do país). Infelizmente o desconhecimento sobre esta área de saber e respectiva profissão é grande e esta foi uma das motivações para a construção do nosso portal. Como se diz no portal "a Engenharia Química põe as moléculas a trabalhar para nós", ou seja, faz a passagem dos desenvolvimentos laboratoriais para a escala industrial (passando muitas vezes pela escala piloto) para que todos possamos usufruir deles.

As Universidades Portuguesas que oferecem Engª Química (Coimbra, Porto, Aveiro, Nova de Lisboa e Técnico) têm todas o formato de Mestrado Integrado. Ou seja, os alunos têm nos 1ºs três anos apenas um diploma de Ciências básicas de Engª e depois, com mais 2 anos ficam Mestres Em Engª Química e aí sim, Engenheiros Químicos. As Ordens de Engenheiros Europeias recomendam 5 anos para formação de um Engenheiro. No site do dep. de Eng Química da UC podes encontrar informação msis detalhada sobre o curso que oferecemos (www.eq.uc.pt) que nos 2 últimos anos se desenvolve por duas linhas diferentes; Ambiente, Processo e Energia e outra Biosistemas. No portal Labvirtual, na secção Ensino e Investigação em Engenharia Química podes encontrar links para páginas de muitas universidades por esse mundo fora com cursos de Engenharia Química.

Sobre a genética, é verdade que hoje em dia os Engenheiros Químicos também têm actuação na área da genética, sempre na perspectiva de "colocar a genética a trabalhar para nós", ou seja, como é que a genética nos pode ajudar a produzir produtos melhores, com melhores propriedades, mais compatíveis com o ambiente e com o nosso corpo, etc, recomendo-te que vás ao site do AIChE (American Institute of Chemical Engineers) e faças um search em genetics ou genetics AND engineering, e verás que a engenharia Química aparece também ligada a esse campo.

Contudo, deixa-me acrescentar que conhecimentos mais aprofundados em genética devem sempre surgir depois de uma 1º formação de base, ou seja ao nível de uma especialização posterior. Todas as Universidades Portuguesas que te referi oferecem também doutoramentos.

Convido-te a visitar-nos aqui em Coimbra

Boa tarde e bom ano,

Graça Rasteiro
(Professora de Engª Química na Universidade de Coimbra)

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario