logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
17 Abril 2024
Início > Laboratórios Virtuais > Tecnologia de Sistemas Dispersos > Caracterização de Nanopartículas

Caracterização de Nanopartículas

| Imprimir |

Os nanomateriais (nanopartículas) têm adquirido cada vez mais importância no nosso quotidiano, em particular em produtos resultantes dos Processos Químicos em sectores tão distintos quanto o farmacêutico, cosmética, alimentar, compósitos e até electrónica. Assim, para ajustar e garantir a qualidade desses produtos é essencial poder caracterizar adequadamente essas nanopartículas. No que se refere a essa caracterização, o conhecimento da distribuição de tamanhos das partículas produzidas é essencial, até porque é ncessário garantir que não existem fenómenos de agregação, que alteram drasticamente o desempenho desses materiais, e a distribuição de tamanhos dos mesmos pode dar uma indicação sobre a existência ou não desses fenómenos. 

Existem várias técnicas que são usadas para a obtenção da distribuição de tamanhos de nanopartículas, e a técnica de Dynamic Light Scattering (DLS), baseada na dispersão da luz pelas nanopartículas em resultado do seu movimento Browniano é, hoje em dia, uma das técnicas com maior implantação ao nível do controlo de qualidade na indústria. O vídeo que se segue descreve os princípios em que se baseia essa técnica, como conduzir as medições, cuidados a ter e informação que se pode retirar das mesmas, para além das limitações da técnica, vantagens e desvantagens.

 

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario