logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
29 Março 2024

Destilação

| Imprimir |

A Destilação é uma Operação Unitária integrada no conjunto das Operações Baseadas na Transferência de Massa. O mecanismo subjacente a esta operação de separação é o do equilíbrio líquido/vapor. Ao fornecer calor a uma mistura líquida, se promovermos a sua vaporização parcial, obtemos duas fases, uma líquida e outra de vapor, que têm composições diferentes. A diferença de composição das duas fases resulta da diferença de volatilidades dos vários componentes da mistura líquida inicial. Quanto maior for essa diferença entre as volatilidades (isto é, quanto mais diferente da unidade forem as volatilidades relativas) maior será a diferença de composição entre a fase líquida e vapor e, como tal, mais fácil será a separação por Destilação. As aplicações industriais do processo de destilação são várias, sendo a mais conhecida a da separação de misturas de hidrocarbonetos na indústria petroquímica em particular na refinação do petróleo (crude), (ver The Institute of Petroleum).

Coluna de destilação para fraccionamento do petróleo
Figura 01: Coluna de Destilação para fraccionamento do petróleo.

Indústria Petroquímica
Figura 02: Indústria Petroquímica, duas refinarias onde se evidenciam as torres características: A-GALP e B-Pascagoula-Chevron.

 

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario