logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
24 Abril 2024

Absorção

| Imprimir |

O coração de uma indústria Química é, em geral, o reactor onde a reacção entre vários componentes dá origem ao produto que se pretende comercializar. Ironicamente, os equipamentos maiores e mais caros são aqueles onde ocorrem os processos de separação e purificação desse produto. Os processos mais usados são a destilação e a absorção de gases, embora a utilização de membranas esteja actualmente em franca expansão. Por isso, a compreensão destes processos e o projecto destas colunas são fulcrais para um Engenheiro Químico. As preocupações ambientais têm aumentado o uso do processo de absorção de gases que é um dos métodos principais de controlo da poluição do ar industrial, pelo que este assunto deveria também fazer parte dos curricula de um Engenheiro do Ambiente! O DL 286/93 estabelece, por exemplo, os limites de emissão de unidades industriais para SO2, NOx e CO os valores de 50, 30 e 100 kg/h, respectivamente.

Nesta secção apresentam-se os Fundamentos associados ao Processo de Separação “Absorção” que inclui a Bibliografia de apoio, seguindo-se os Modelos usados no Dimensionamento das Colunas de Pratos e de Enchimento. Por fim, ilustra-se o processo de dimensionamento das colunas com alguns Casos de Estudo.

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario