logotipo do portal de laborat�rios virtuais de processos qu�micos
-->
26 Abril 2024

Simulação Interactiva

| Imprimir |

Descrição do Simulador Extracção

O simulador Extracção efectua cálculos de projecto e de simulação de uma coluna de extracção em contra-corrente, com N andares de equilíbrio, introduzindo-se uma só alimentação F no andar 1 (soluto C + diluente A) e uma só corrente de solvente S no andar N (solvente B + soluto C). Considera-se que A e B são completamente imiscíveis e deste modo as correntes de extracto e resíduo são binárias, com o extracto contendo B e C e o resíduo A e C. A viabilidade desta simplificação deve ser verificada para o sistema em estudo. O modelo de equilíbrio é fornecido pelo utilizador, na forma de uma equação do tipo y = f(x), onde x é a fracção mássica de C no resíduo, y a fracção mássica de C no extracto e f(x) um polinómio de grau máximo 3. São possíveis dois modos distintos de cálculo: (i) modo de projecto – calcular N, dados a recuperação do soluto e os caudais e composições de F e S; (ii) modo de simulação – calcular a recuperação de soluto, dados N e os caudais e composições de F e S.

No modo de projecto, o programa calcula o caudal de solvente mínimo e verifica se o valor fornecido pelo utilizador é superior a esse mínimo. Se for, prossegue com o projecto do extractor, usando um método semelhante ao método de McCabe-Thiele para destilação (ver Destilação/Fundamentos ): sequência de cálculos de x, pela relação de equilíbrio, e de y, por balanço de massa ao soluto, até se atingir o grau de separação especificado. No modo de simulação, o procedimento de projecto é resolvido iterativamente até determinação da recuperação que corresponde ao número de andares especificado.

Para mais informações, veja Fundamentos, Modelos usados na simulação interactiva e Aplicações e Casos de Estudo.

SIMULADOR EXTRACÇÃO

 

 

logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade de Coimbra logotipo do departamento de engenharia qu�mica da Universidade do Porto logotipo do PosC logotipo do Feder
logotipo da mediaprimer
Compatível com IE6 e Firefox v 2.0 @ Copyright 2007
Concepção e Desenvolvimento: mediaprimer.pt
logotipo da acessibilidadeD
Engenharia química ambiente sistemas biologicos nanotecnologias formacao saidas profissionais ensino secundario